Na semana passada estive 100% por conta do III Simpósio Internacional sobre AD, que por sinal foi ótimo (daí meu sumiço). Poder ver e ouvir as suas referências bibliográficas internacionais, vulgo os imortais, ao vivo e a cores não tem preço. (E melhor ainda é ver o bando de imortal enchendo a cara de caipirinha, numa verdadeira homenagem a Baco rsrs)
Os temas abordados foram os mais diversos, mas me ative principalmente às mesas e comunicações voltadas para AD e mídia. Muita coisa interessante, mas também muita coisa repetida. Congresso vai, congresso vem, e muitos desses analistas do discurso insistem em fazer análises superficiais de anúncios publicitários impressos. Acho que falta um pouco de base de publicidade, comunicação, funcionamento das agências, alfabetismo visual etc, para uma boa parte dos analistas. E depois, vc ainda tem que ouvir pela milésima vez questionamentos sobre a imagem da mulher em propagandas de cerveja… Francamente, esse assunto está é velho demais. Pega uma dissertação sobre o assunto e leia, pô! Tem muita coisa boa por aí, como a dissertation da minha amiga Graciele Rezende (Estratégias Discursivas em Publicidades Brasileiras de Cerveja, UFMG, 2006, LEIA AQUI).
Voltando ao assunto de chover no molhado, o Charaudeau mesmo, na palestra de encerramento, veio com a brilhante colocação de contrato de “semi-engano” na publicidade, onde há um jogo de cumplicidade entre o interpretante e o sujeito comunicante. A lógica segue basicamente aquele papo de que o interpretante na realidade não crê piamente naquilo que o anúncio diz. Pausa. Alguma semelhança com aquele papo de teoria (princípio ou sei lá o nome) do “Papai Noel” da Teoria da Comunicação??? Mas enfim, a palestra do “homi” foi ótima e pra quem é da comunicação, mas não é muito familiar com a AD, recomendo o livro “Discurso das Mídias” do Charaudeau mesmo (Ed. Contexto, 2006). A palestra dele foi claramente baseada nesse livro, com umas pinceladas aqui e acolá de novidades.
Sobre a minha apresentação, foi sobre “Mobile Marketing: o discurso da mídia móvel no Brasil”. Segui mais ou menos a lógica da minha dissertação de mestrado, aplicando o quadro de marketing viral (desdobramento do quadro do Charaudeau) e do Ghiglione ao ambiente móvel. Acho que o assunto vai dar pano pra manga pra outros artigos. Veremos.
Só pra arrematar, o melhor do congresso foi a parte do networking. Muita gente interessante, interessada, trocar idéias com gente do Brasil afora, rever amigos, professores etc etc etc
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